Cursos

ABC dos Gramados

Grama são Carlos


Possui folhas largas, lisas e sem pêlos, é de cor verde intensa, se desenvolve tanto no sol, como em locais semi sombreados, úmidos ou rochosos, ideal para climas quentes e frios, se desenvolve de forma acentuada no verão.
Seu crescimento ascendente é pouco intenso, porém forma um gramado denso.
É a grama mais utilizada em todo Brasil, tem boa resistência ao pisoteio, pragas, doenças e geadas, utiliza-se em jardins residências, comerciais, beiras de piscinas e casas de campo e praia, isso graças a sua fácil adaptação a qualquer clima.

Grama Batatais 


Possui folhas estreitas, de cor verde claro, geralmente duras e ligeiramente pilosa, resiste bem as secas e pisoteio, evita a ação da erosão e forma gramados densos e baixos, apesar da resistência, a grama Batatais precisa de muito sol.
Deve ser plantada a pleno sol pois não resiste à sombra.
É indicada em parques para a pratica de esportes diversos, campos de futebol, taludes, praças, casas de praia e beira de rodovias.

Grama Bermudas


É caracterizada por folhas estreitas, crescimento rápido, cor verde viva e o mais curioso é que, apesar de ser muito macia, regenara-se rapidamente quando submetida a maus tratos.Indicada para barrancos e locais pedregosos.
Crescimento rápido e tem alta resistência ao pisoteio, é indicada para todo o tipo de "playgrounds", campos de futebol,golfe, pólo, tênis, etc.
Resiste à estiagem. Gosta de sol, mas vai bem na sombra parcial.

Grama Santo Agostinho

Nativa da flora litorânea brasileira. Folhas de largura e comprimento médios. Lisas e sem pelos.De um verde ligeiramente claro.
Resiste às secas, geadas, pragas e doenças. Ambienta-se bem sob o sol ou meia sombra.Vai bem em terrenos salinos e arenosos.
Ideal para jardins residenciais, casas de campo, praia e áreas industriais.


Dicas de Como Podar Uma Árvore Corretamente 

    A melhor poda é a de formação, para condicionar o desenvolvimento da planta e sua adaptação à condição urbana. Ela deve ser feita quando os galhos apresentam diâmetro ainda suficientes para serem cortados com uma tesoura de poda afiada, ou seja, jovens. Nesse caso, a árvore cicatriza o ferimento rapidamente, e continua saudável. E a época adequada é quando a planta está no seu repouso, que varia conforme a espécie. Abaixo algumas fotografias para ilustrar. 

Poda com instrumento e diâmetro de galho adequado - poda de formação.

Remanescente preservando as estruturas abaixo da secção intactas.
 Será rapidamente fechado pela árvore e não representará problemas futuros.

Com as podas na época e tamanho corretos, a árvore cresce conforme planejado e pode desempenhar suas funções na cidade sem  sofrer grandes mutilações futuras, economizando tempo, dinheiro e prevenindo acidentes. Para isso precisa existir uma manutenção periódica das plantas pós-plantio, o que não é difícil, já que um técnico munido de tesoura de poda pode realizar o serviço rapidamente.
Muitas espécies quando plantadas a pleno sol emitem muitos galhos, 
tomando a forma de arbustos, um formato inadequado para árvores urbanas.


Após menos de um minuto de trabalho com a tesoura de poda,
 A árvore apresenta um formato adequado, com tronco livre e copa formada.


Dicas de Como montar um Jardim 




Aprenda a montar seu próprio Jardim 





As plantas garantem uma decoração mais aconchegante
Não há ambiente que não ganhe beleza e harmonia com a presença de uma planta. Elas podem ser colocadas em qualquer canto da casa e ainda garantem uma decoração mais aconchegante. Mas não basta apenas escolher um vaso ornamental, colocar terra e assentar a plantinha de sua preferência. por isso existem técnicas de plantios e cultivo de plantas e mudas.

Qual planta é a melhor para dentro de casa 

Há diversos tipos de plantas que se adéquam dentro e fora de casa e que devem ser escolhidas de acordo com o crescimento da raiz, necessidade de sol e o clima que ela precisa para se desenvolver. A partir daí, é só escolher a mais bonita ou que se integra facilmente à decoração.

Cuidados que devemos ter com as plantas e Jardins em Casa

"As plantas nascem em ambiente externo e todas estão aptas a fazer parte dos jardins, basta respeitar o espaço entre elas e a quantidade de luz e água que precisam. Já para ter dentro de casa, onde há pouca luz do sol, vale uma ráfis, dracena arbórea e palmeira chame dória", 

Quais os cuidados que devemos ter com nosso Jardim

Os cuidados são simples e nem sempre precisam ser diários. "As plantas precisam que o solo esteja sempre úmido e de fertilização a cada quatro meses, pulando o período de inverno. Não é recomendado que se use inseticidas em plantas que ficam dentro de casa.

Plantas Venenosa 

Outro quesito que deve ser observado é a presença de crianças na casa. "Algumas plantas são venenosas e devem ser evitadas. O comigo-ninguém-pode, a espirradeira e a Café de salão são exemplos e outras plantas que também oferecem riscos como plantas espinhosas caqui tos entre outras plantas são exemplos para quem tem crianças em casa.  


Fone:  (21) 9443-2122 
E-mail: charles_lmr@hotmail.com